Filmes

2012 (Filme)

2012

Não tenho muito a falar deste filme, pois devido ao marketing feito, creio que  também foi record de bilheteria, pois foi produzido devido à descoberta de que o Calendário foi elaborado apenas até 2010, pois acreditavam que em 21/12/2012 o mundo iria acabar. Eu o assisti na época e agora novamente para lembrar-me de alguns pontos que desejo comentar.

O Filme consiste numa catástrofe apocalíptica de grandes proporções mas, quando detectada, já não havia mais tempo hábil para providenciar construção de naves submarinas suficientes para preservação de toda a humanidade. Aí instala-se o caos total, pois os passaportes são vendidos por bilhões de dólares já determinando, pelo poder aquisitivo, quem poderia se salvar e quem seriam fatalmente submersos pelas águas.

Durante os preparativos para que os chefes de estado e suas comitivas viajassem para a China, lugar onde foram construidas as naves submarinas. muitos desesperados se lembravam que os crentes já falavam há muito tempo desse apocalipse e que a Bíblia também relatava isso.

É um filme de ação e aventura, mas com cenas de verdadeiro terror quando os pobres se abraçam chorando e acabam sendo cobertos por prédios e escombros caindo sobre eles, grandes crateras se abrindo debaixo de seus pés e a água do mar invadindo todos os continentes.

Como produção cinematográfica, vale a pena assistir, pois é uma excelente reflexão quanto às diferenças existentes entre as classes sociais de todos os países. Num momento de desespero como esse, muito bem representado no filme, cada um busca salvar-se a si mesmo.

Já que o filme fala sobre fim de mundo, sobre relatos bíblicos e sobre o que os crentes estão sempre dizendo que o mundo vai acabar, desejo esclarecer de forma bastante suscinta e comprovando com alguns textos bíblicos, como será o fim do mundo, que nós cristãos, apregoamos.

“E eu (Deus falando) convosco estabeleço o meu concerto, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio; e não haver´mais dilúvio para destruir a terra. E disse Deus: este é o sinal do concerto que ponho entre mim e vós, e entre toda alma vivente, que está convosco, por gerações eternas. O meu arco tenho posto na nuven, este será por sinal do concerto entre mim e a terra. E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens, Então me lembrarei do meu concerto, que está entre mim e vós, e ainda toda alma vivente de toda carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio, para destruir toda a carne.” (Bíblia Sagrada – Gen. 9:11-16)

“E estando no Monte das Oliveiras, chegaram-se a Ele (Jesus) os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai e não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.” (Bíblia Sagrada Mt. 24: 3-7)

“Porém daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente meu Pai. E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos – assim será também a vinda do Filho do homem.” (Bíblia Sagrada Mt. 24:36-39)

“E quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E estando com os olhos fitos no céu, enquanto Ele (Jesus) subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.” (Bíblia Sagrada At. 1:9-11)

“Não quero porém irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem (os que já morreram), para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com Ele (Jesus). Dize-mo-vos, pois isto, pela palavra do Senhor: que nós os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de arcanjo, e com trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” (Bíblia Sagrada I Ts. 4:13-17)

“E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. E disse-me mais: Está cumprido: Eu sou o alfa e o Ômega, o princípio e o  fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Mas quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” (Bíblia Sagrada, Ap. 21:1-8)

“Examinai tudo. Retende o bem”. (Bíblia Sagrada – ARC, I Tes. 5.21) – “Mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom” (Mesmo texto bíblico, na Versão NVI)

A Bíblia é o manual do nosso fabricante. Quem desejar manter seu corpo em harmonia e equilíbrio, leia diariamente sua Bíblia… pois com certeza deve ter uma em sua casa.

Sonia Valerio da Costa
10/07/2010
2012-2

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *