Capítulo 8, Meu livro

8 Repensando o Conhecimento…

Começamos a desconfiar das pessoas sagazes quando elas ficam embaraçadas.  (6) 

Façamos um parêntesis na trajetória da construção do conhecimento e vamos refletir um pouco acerca do que já conhecemos. Apresentamos neste capítulo, vários assuntos polêmicos que, a meu ver, ainda são passíveis de investigações mais aprofundadas.

É importante que pensemos e repensemos sobre as informações que recebemos, pois podem ser relativas, erradas ou até mesmo fraudadas; isso pode acontecer também no campo científico.” (74)  “Por mais que a ciência esteja relacionada a um ideal de verdade absoluta e perfeita, não devemos esquecer que ela evolui através do esforço de cientistas e equipamentos imperfeitos.” (70)

Se algum dos assuntos apresentados a seguir, deixá-lo inquieto, pensativo e até mesmo perplexo, tome uma atitude e seja uma pessoa a mais para se colocar à disposição do Deus Criador, a fim de desvendar os mistérios científicos.

Você já parou para pensar que…

…se o Planeta Terra gira em torno de si mesmo, de forma levemente inclinada, ou seja, 23,5 graus (no seu eixo em relação à perpendicular) (25), e ao mesmo tempo gira em torno do Sol de forma elíptica; então como se explica a visibilidade constante do Planeta Vênus, a chamada Estrela da Manhã, sempre vista a leste ao amanhecer ou ao oeste ao entardecer, próxima à linha do horizonte? (25)…  Você já parou para pensar nessa perfeita sincronia de rotação existente entre o Planeta Terra e o Planeta Vênus em relação ao Sol?!!…

Você já parou para pensar que…

… as Constelações, as conhecidas Três Marias e outras são vistas de diversos pontos do Planeta Terra, porém a constelação Cruzeiro do Sul é vista apenas no hemisfério Sul????….

Essa questão da visibilidade das estrelas já tem incomodado diversos cientistas, pois já estão admitindo a possibilidade do Universo ser finito e estar inserido num dodecaedro, muito semelhante a uma bola de futebol, (71) cujas paredes internas sejam espelhadas permitindo refletir o brilho dos astros e das estrelas, de forma a possibilitar a visualização deles a partir de qualquer ponto terrestre (38). Seria como se estivéssemos “aprisionados no interior de um imenso cristal; nesse mundo translúcido, observaríamos incontáveis imagens de nós mesmos, o que nos daria a impressão de habitar um espaço ilusoriamente infinito.” (71)

Para mim, também seria lógico acreditar que as estrelas estejam “fixadas” (1: Gn. 1:17) em diversas camadas translúcidas e sobrepostas, envolvendo o Planeta Terra como um manto, (26) rotacionando juntos, num perfeito equilíbrio, possibilitando, tanto a passagem da luz solar quanto lunar, e a visualização de determinadas estrelas a partir de um ponto terrestre e outras de outros. A Bíblia Sagrada afirma que os céus estão firmes como espelho fundido. (1: Jó 37:18) Assim começo a pensar que os cientistas atuais estão mais próximos da verdade.

Afinal, será que o Universo é infinito… ou finito?!!…

Você já parou para pensar que…

… se o vácuo é o espaço onde não contém nenhuma matéria e que, na prática, não seria possível alcançar o vácuo absoluto, pois escapariam sempre algumas moléculas das paredes do recipiente (25, p. 558)? se acima de 300 km de altitude, a pressão é tão baixa como em qualquer vácuo criado pelo homem (25, p. 482), então seria cientificamente inexplicável que o ser humano ou mesmo os satélites enviados, ultrapassassem essa altura e continuassem intactos!!

Lendo a Folha Ciência de 22 e de 24/06/2004, tomei conhecimento que o piloto Mike Melvill conduzindo uma nave privada americana (SpaceShipOne) e tripulada, lançada de um avião chamado White Knight, subiu a 120 metros acima da fronteira entre a atmosfera e o espaço (100 km); depois que planou tranqüilamente até o chão, afirmou que “por um momento, achei que fosse virar um inseto esmagado”, pois durante o vôo, aconteceu um desvio violento para a esquerda e falhas num sistema de controle vital, o que o fez acreditar que morreria.  Foi criticado por outros pilotos de teste, por falar abertamente em medo, mas declarou que pretende descansar por enquanto e deixar o espaço de lado, e afirma “agora acho que vou parar com isso um pouco e andar na minha bicicleta”. (77) (78)

Existe verdadeiramente o vácuo absoluto?!!…

Você já parou para pensar que…

… se a 100 km de altitude, já encontramos a fronteira entre a atmosfera e o espaço (77) e que acima de 300 km de altitude da Terra, já entraríamos no vácuo absoluto, e que, se a distância aproximada entre a Terra e a Lua está estimada em 386.000 km (25, p. 546), o homem teria “muitos mil quilômetros” de vácuo para atravessar e pisar em solo lunar sem se desintegrar?!!!. (25)

Se o vácuo absoluto existe, como sobreviveríamos nele?!!…

Você já parou para pensar que…

… os bichos estão te comendo?… Você já teve a oportunidade de fazer uma longa viajem, sem que ficasse ninguém em sua casa? Se ainda não, experimente! Quando você retornar, perceberá que os insetos que convivem conosco no nosso dia-a-dia (formigas, aranhas, moscas, mosquitos e até baratas) desapareceram. Aguarde, porém, que depois de algumas horas que você entrar em casa, eles também começarão a chegar…

Eles não sobrevivem sem você!!!… Nosso corpo, de alguma forma, também faz parte da cadeia alimentar da vida!

Mário Prata, cronista de O Estado de São Paulo, “pesquisando” sobre as baratas descobriu que elas foram as primeiras a chegarem na Terra…. e também serão as últimas; ou melhor, afirma ele, no final de tudo, serão as primeiras.  Devido ao homem não ter conseguido acabar com elas, Mário Prata desabafa: “Elas são o futuro da humanidade; elas ganharam a guerra.” (56)

Será que temos conhecimento suficiente para exterminarmos os insetos equilibradamente, sem alterar o ciclo biológico da vida?!!…

Você já parou para pensar que…

… se a 29 de maio de 1986, doze crianças de uma escola no oeste da China foram aspiradas por um tornado, que depois as fez pousar ilesas sobre algumas dunas, a 20 km dali!!!… (26, p. 65), seria plenamente compreensível o registro bíblico (1: At. 8:39-40) que diz que Filipe deu  esclarecimentos  bíblicos  ao  eunuco, mordomo-mor de Candace, Rainha dos etíopes, no caminho que desce de Jerusalém para Gaza, e que de repente ele se achou em Azoto (atualmente Ashdod,)???… (28)

Você já parou para pensar que…

…segundo Graveau (26, p. 38), o infra-som (som de baixa freqüência), é capaz de derrubar paredes,…. e que, quando o povo de Israel sitiou a cidade de Jericó, apesar dos muros terem sido verticalmente afundados para dentro da terra, a parte que ficou visível desmoronou, ficando intacta apenas a parte do muro onde Raabe morava, o que acreditamos ter sido um milagre divino; mas, esse fato, também poderia ser cientificamente explicável, que o povo de Israel (1: Js. 6:1-20), liderado por Josué, tivesse provocado a queda dos muros da cidade de Jericó, ao som do toque das buzinas…

Seriam as freqüências ou ondas sonoras que estão mantendo o equilíbrio do Universo?!!…

Você já parou para pensar que…

… a primeira coisa que Deus fez, após ter criado os céus e a terra, foi a Luz (1: Gn. 1:1-3) e que, se a luz é uma forma de radiação eletromagnética, visível a olho nu, mesmo no vácuo (25, p. 547), provavelmente a origem da vida deve ter alguma coisa que ver com os átomos (25, p. 533), eletricidade e/ou com ondas eletromagnéticas?!…

Arriscamos pensar que, sem a eletricidade, não seria possível haver vida; já foi constatado pelos cientistas que, tanto nosso cérebro quanto nosso coração são compostos de minúsculos “chips” ou pequenas “baterias” invisíveis a olho nu e que funcionam através de ondas eletromagnéticas.

Cientistas japoneses já inventaram a máquina de sonhar; quando vamos dormir já podemos programar antecipadamente o que e/ou com quem queremos sonhar!…

“Em um experimento na Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh (EUA), uma máquina de ressonância magnética ligada a um computador com um banco de dados de textos conseguiu identificar palavras que eram pensadas por pessoas. Imagine como seria confortável sentar na frente de um computador e escrever um texto sem apertar uma única tecla e sem ter que falar; apenas com nosso pensamento as letras começariam a pipocar na tela. Esta tecnologia ainda só existe no reino da ficção científica, mas foi um passo importante que poderá se tornar realidade no futuro.” (87)

Já temos acesso à tecnologia WI-FI e podemos nos conectar à Internet, tanto através de microcomputadores, quanto de celulares, sem que tais equipamentos estejam conectados a fios de eletricidade.  Imagens e sons de fatos que estiverem acontecendo em qualquer parte do mundo podem ser visualizados na tela de um computador em tempo real!…

Caminhemos, porém, com muito cuidado, pois estamos lidando com vidas, e vidas são preciosas.  Eduardo Portella nos adverte dizendo: “A cada novo passo, a mesma pergunta: O que restará do homem se acelerarmos indiscriminadamente os mecanismos de controle tecnológico?  A razão moderna logo passou a confundir-se com a razão instrumental. A noção de desenvolvimento abandonou a concepção de aperfeiçoamento e felicidade, para desdobrar a de acumulação e rentabilidade, sem maiores preocupações com o homem, a terra, o ar, a água e assim por diante. A blindagem do homem hoje, não assegura a tranqüilidade desejada. A ciência não está isenta de responsabilidade nessa lapidação complacente. A ética partilhada, dialógica, refortalecida no ritmo da ação é particularmente produtiva nos períodos de reconstrução; quando a ética é pactuada com a ciência, como motor dessa reconstrução, proporciona o reencontro e reconciliação entre as ciências e a humanidade.” (69)

Diante da nossa realidade, como entender racionalmente o equilíbrio entre as ondas sonoras e as eletromagnéticas para que o Universo caminhe com perfeição?!!…

Você já parou para pensar que…

… você é Santuário de Deus?!!… O Rei Davi desejou construir um Templo para que Deus  habitasse nele;  através  do profeta Natã, Deus lhe disse que essa tarefa ficaria para seu filho executar (1: II Sm. 7:12-13). Quando seu filho Salomão assumiu o reinado em seu lugar, realizou o desejo de seu pai: construiu o Templo (1: I Rs. 6:1, 38) e o dedicou para adoração ao Deus Criador  (1: I Rs: cap. 8).

Séculos mais tarde Deus enviou Seu Filho Jesus Cristo; na hora de sua morte na cruz do Calvário, o véu do Templo se rasgou de alto abaixo (1: Mc. 15:38), como símbolo de que não haveria mais necessidade de sacerdotes terrenos, mas que Jesus Cristo passaria a ser o nosso Sumo Sacerdote e intermediário entre o Deus (Pai) e nós, seus filhos (85: Hb.6:19-20). Quando Jesus ressuscitou e subiu aos céus, Deus nos mandou o Consolador, que é o Espírito Santo, em cumprimento às palavras de Jesus (1: Jo.14:16-17, 26; At. 1:8).

A Bíblia Sagrada afirma que nós somos templos do Espírito Santo de Deus; portanto devemos cuidar e zelar desse templo (física, moral e espiritualmente), para que o Espírito Santo possa nele habitar, pois Ele não habita em templos feitos por mãos de homens. (1: I Co. 3:16-17 e 6:19; II Co. 6:16; Ef. 2:21-22)

Você já parou para pensar que…

…o relógio de Deus está atrasado?!…… Para atender a oração de dois homens da Bíblia, Josué (1: Js. 10:13) e Ezequias (1: II Rs. 20:8-11), Deus acabou “atrasando seu tempo” por um dia de 24 (vinte e quatro) horas. Seria perfeitamente compreensível que Ele queira “corrigir” essa diferença. Caso essa “correção” aconteça no dia do arrebatamento da Igreja de Seu Filho Jesus Cristo, (1: Mt. 24:27; I Co. 15:52), Deus poderá fazer com que a Terra dê uma volta de 24 horas num abrir e fechar de olhos, proporcionando uma explicação cientifica para a profecia bíblica desse evento…

Como?!… Quando o cristão recebe o Batismo com o Espírito Santo, (somente quem já recebeu sabe do que estou falando), tem uma sensação singular, de que seu corpo está tão leve, como se a força da gravidade não fosse suficiente para segurá-lo firme nesta Terra.

Se no dia do arrebatamento da Igreja, a terra girar uma volta de 24 horas em apenas um segundo, a velocidade será tão rápida que a força centrífuga suplantará a força centrípeta e as pessoas que estiverem “cheias” do Espírito Santo de Deus, (1: Ef. 5:18), terão seus corpos mais leves, e a força da gravidade não mais poderá segurá-las nesta Terra; desta forma, elas serão “lançadas” ao espaço sideral, para habitar para sempre com Jesus Cristo, Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.

Seria uma hipótese, de certa forma assustadora, porém, quem confia em Deus com inteira certeza de coração, não teme o desconhecido, pois sabe em quem tem confiado e que Ele é poderoso para fazer muito mais do que pedimos ou pensamos, com o fim de realizar em nossas vidas, todos os Seus propósitos de bênçãos e de vitórias que Ele tem preparado para os Seus escolhidos (1: I Co. 2:9-10; Ef. 3:14-21).

Você já parou para pensar que…

…“os cientistas estudam quando há motivação e suas prioridades são subjetivas e que sendo a Ciência um tribunal imparcial e eternamente aberto ao escrutínio geral, o conflito gera a necessidade da busca da verdade, mas, em Ciência, não existem conflitos, existe a verdade, sempre à mão para os que forem talentosos, perseverantes e acima de tudo metódicos.” (74)

“Seria a dialética da razão, que Antonio Houaiss define como ‘raciocínio lógico que, embora coerente em seu encadeamento interno, está fundamentado em idéias apenas prováveis, e por esta razão traz sempre em seu âmago a possibilidade de sofrer uma refutação’.” (74), (32)

Como comentou Herton Escobar, “imagine ter que descrever a aparência externa de uma casa sem nunca ter saído dela, espiando apenas pelo vidro das janelas. Esse é o desafio dos cientistas que tentam desvendar a estrutura da Via-Láctea – a galáxia na qual reside o sistema solar. Segundo o modelo clássico seria uma galáxia com quatro ‘braços’. Estudos recentes, porém, revelam que ela tem apenas dois braços, confirmando uma previsão feita por astrônomos brasileiros e americanos em 2005.

A ‘amputação’ foi feita com base em 800 mil imagens do telescópio espacial Spitzer, da Nasa, nas quais podem ser vistas 110 milhões de estrelas. O especialista Augusto Damineli, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), explica que ‘os braços são como berçários, e é lá que nascem as estrelas; estão sempre cheios de bebês, mas não são sempre as mesmas crianças. As que crescem vão embora e são substituídas por outras.” (88)

Por mais que a ciência esteja relacionada a um ideal de verdade absoluta e perfeita, não devemos esquecer que ela evolui através do esforço de cientistas e equipamentos imperfeitos.” (70)

Dessa forma, cremos ser conveniente repetirmos a frase já apresentada no início deste capítulo: “É importante que pensemos e repensemos sobre as informações que recebemos, pois podem ser relativas, erradas ou até mesmo fraudadas; isso pode acontecer também no campo científico.” (74)

Seriam as ‘verdades’ científicas declaradas como tal, ainda teorias passíveis de investigação?!!…

Você já parou para pensar que…

… assim como no filme Matrix, depois de Neo ter tido a oportunidade de vivenciar situações sobrenaturais e inexplicáveis, Morpheus rapta-o e lhe dá a oportunidade de escolher entre: – tomar a pílula vermelha para matar sua curiosidade de “conhecer a verdade” e saber o que significava tudo aquilo que ele havia experimentado, ou tomar a pílula azul e continuar “vivendo na ignorância” e voltar à sua vida normal esquecendo tudo o que acontecera?…… e que o homem desde sempre, preferiu  tomar a pílula vermelha para ver se consegue explicar o que até então tem sido inexplicável???…

Você já parou para pensar que…

… a Bíblia contém diversos fatos que ainda não foram satisfatoriamente comprovados pela ciência?!!!… Que tal você buscar conhecimento para tentar prová-los!!!…  Deus se coloca à sua disposição para ajudá-lo e você estará contribuindo para diminuir o ceticismo que tem cauterizado muitas mentes humanas!!!…

Você já parou para pensar que…

… o seu cachorrinho de estimação tem muita coisa para te dizer?… Alan Cohen, já!!!… (27).  Por ser americano, o autor faz até uma analogia do vocábulo “dog” na língua inglesa, que em português significa “cachorro”; ressalta que escrevendo esse vocábulo de trás para adiante, teremos a palavra “God”, que traduzido para o português, significa “Deus”.

… penso que já passou da hora de você ver e rever, ler e reler, pensar e repensar os seus conceitos, pré-conceitos e também seus preconceitos com respeito a tudo o que nos cerca…

Questão de Ordem

Ri melhor quem ri primeiro, disse a Alice o chapeleiro.

Por último!, contradisse imediatamente Alice.

Só se de trás para adiante, berrou ele, triunfante.

E você, leitor ordeiro, será o último ou o primeiro? (10)

 

Continue lendo o capítulo 9: Vamos Juntos Construir Conhecimento

 

Sonia Valerio da Costa

19/11/2009

2 Comments

    1. Sonia Costa

      Olá Tiago,
      Agradeço sua participação.
      Essa questão dos insetos é mesmo muito interessante.
      Se vc gostou, quando tiver um tempo maior, leia o livro todo.
      O índice fica na página estática do Blog.
      Abraços.
      Sonia.

      Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *