Filmes

A Viagem do Peregrino da Alvorada (Filme)

viajemnarnia

“A Viagem do Peregrino da Alvorada” é mais uma excelente produção cinematográfica da Série “As Crônicas de Nárnia” de C. S. Lewis.

Desta vez Lucia e Edmundo retornam ao mundo de Narnia enquanto estavam passando as férias na casa do inconveniente primo Eustáquio.  O enredo da história se desenvolve numa viagem em mar aberto, no Navio “Peregrino da Alvorada”, onde reencontram o Príncipe Caspian, agora Rei Caspian. Desta feita, também com a companhia do primo Eustáquio, eles são desafiados por inúmeros perigos de guerreiros cruéis, visíveis e invisíveis, que  procuram fazer de tudo para corromper a mente deles e torná-los escravos de suas próprias atitudes egoístas.

Durante a missão de investigar o que aconteceu com os sete fidalgos que foram enviados para desbravar o oceano oriental por Miraz, tio de Caspian, todos os tripulantes do “Peregrino da Alvorada” são provados em seu carater, a nível de confiabilidade, de união fraternal, de orgulho, de avareza e de coragem.

O interessante nesta nova aventura, foi a experiência vivida por Eustáquio que, inicia a viagem contra a sua vontade, porém, acaba tendo sua vida transformada, após ser vítima de um feitiço que o transformou em um dragão numa das ilhas. Isso acaba transformando o caráter dele, tornando a pessoa antisocial que era, em alguém pronto para ajudar.

No final, Aslan aparece e quebra o feitiço de Eustáquio, fazendo-o retornar à sua condição de ser humano novamente. Quando se dá conta que deixara de ser dragão, encontra a última espada e a deposita sobre as demais que já se encontravam sobre a mesa de Aslan.

Nesse mesmo instante, as nuvens são dissipadas, a maldição é quebrada e todos os narnianos desaparecidos se reencontram, e festejam a liberdade, com grande alegria.

_____

Gosto muito das Crônicas de Narnia. Já li alguns livros e assisti alguns filmes também. Recomendo a leitura dessas histórias, pois contêm muitas cenas que tipificam a intervenção de Jesus, no aprendizado cristão e principalmente na salvação e libertação da humanidade através do sangue de Jesus Cristo. Aslan, que é um leão nas “Crônicas de Nárnia”, é um tipo de Cristo. As crianças e adolescentes que têm a oportunidade de ler a literatura fantástica de C. S. Lewis, terão maior facilidade de compreender o Evangelho de Jesus Cristo.

Eu mesma já tive a oportunidade de evangelizar uma adolescente  e percebi que seu entendimento se abriu,  principalmente quando fiz uma comparação do episódio de Aslan que se deixa morrer para salvar Edmundo. Não percam este filme, em cartaz em 2010/2011.

Sonia Valerio da Costa
Em 18/12/2010
viajem2

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *