Variedades

Malhar o Cérebro Faz Bem

(Imagens Google)

Os passatempos vem conquistando cada vez mais espaço em todo o mundo, como sinônimo de diversão educativa. Hoje, eles já são vistos como ferramentas importantes para o desenvolvimento do raciocínio e da concentração.

Todo ser humano nasce com cerca de 100 bilhões de neurônios e não ganha mais nenhum ao longo da vida. A melhor forma de tornar a mente mais esperta é exercitarmos esses neurônios:

1) Cada nova descoberta é transformada pelo cérebro em descarga elétrica e transmitida neurônio a neurônio até ser armazenada.

2) Exercícios como os passatempos incentivam o cérebro a fazer essas novas ligações, as chamadas “sinapses” entre as células nervosas.

3) Com os caminhos de informações ativos, é mais fácil e rápido fazer associações e cruzar os dados armazenados na mente.

4) Esse tipo de exercício estimula a criatividade, favorece a memória, retarda o envelhecimento e contribui para a inteligência.

Os passatempos são ótimos para exercitar o cérebro; e o melhor é que é sem estresse! As palavras cruzadas, são um dos passatempos mais conhecidos, que os cientistas chamam de brain fitness (ou “malhação cerebral”), pois prometem aumentar a capacidade de adquirir conhecimento e reter memória.

Finalmente, estudos também sugerem que os passatempos retardam o surgimento de doenças, como o mal de Alzheimer.

A leitura em si contribui para exercitar o cérebro e ainda proporciona prazer, pois leva o leitor a lugares inéditos através da imaginação.

Vamos passar mais tempo “malhando” nosso cérebro!

“Passatempos desenvolvem habilidades físicas, intelectuais e afetivas, despretensiosamente” (Lino de Macedo do Instituto de Psicologia do Desenvolvimento da USP)

Fonte: “Malhar o Cérebro Faz Bem” In: Para Saber e Conhecer, nº 12, jun/2010, p. 34

Por Sonia Valerio da Costa
Em: 01/10/2010

12 Comments

  1. Olá, Sonia!

    Parabenizo por seu blog tão útil, dinâmico e de verdadeira utilidade pública!

    Nós, medicos, sabemos da extrema importância destas informações contidas neste livro e o nome que damos a este treinamento para prevenir as doenças degenerativas do cérebro tem um nome interessante – NEUROBIÓTICA!

    Como se fosse uma Aeróbica dos Neurônios, já comprovades cientificamente em recentes pesquisas, pois outras áreas do cérebro podem desenvolver atividades que tornaram-se automatizadas, perdendo funções que não seriam perdidas pelo estímulo da criatividade, das leituras e no desenvolver movimentos que não praticava habitualmente.

    Parabéns pela iniciativa, pela constante leitura e divulgação de assuntos de tão grande utilidade!!

    Grande abraço.

    Deus a abençoe!

    Reply
    1. Sonia Costa Author

      Olá Dr. Sérgio,
      Agradeço seu comentário tão importante e esclarecedor sobre a importância de se exercitar o cérebro. Essas informações vieram para certificar a veracidade do texto e acrescentar informações de quem tem conhecimento de causa.
      Agradeço muito sua participação através desse seu comentário e também pelas palavras de incentivo, que sempre nos trás encorajamento para prosseguirmos com esse trabalho de publicação de informações via web.
      Creio que sempre será de utilidade para alguém, porém não sabemos a projeção, pois nem todas as pessoas deixam comentários.
      Abraços e tenha uma ótima semana.
      Sonia Costa

      Reply
    1. Sonia Costa Author

      Olá amigo Joselito,
      Obrigada pelo comentário e também por ter feito login neste meu Blog. Gostei da sua observação sobre o equilíbrio entre o corpo e o cérebro. Com certeza eles precisam ser parceiros. Às vezes o cérebro quer aprender e o corpo está cansado demais e acaba vencendo; outras vezes é o contrário…. rsrs. O equilíbrio é tudo… ambos tem que se entender!
      Abraços.
      Sonia Costa

      Reply
  2. Olha parabéns pela postagem, hj as pessoas se preocupam tanto com a beleza que acabam por esquecer o principal: a inteligência, o aprender, o saber!

    Ah, e eu amo coquetel online, hehehehe!!!

    Seguindo-te!

    Reply
    1. Sonia Costa Author

      Olá Deny,
      Agradeço suas palavras de apoio ao texto, pois vieram somar ao que já postei. Você tem razão, não podemos pensar somente na beleza exterior; a beleza “cerebral” também tem um peso muito grande quando vamos dialogar com alguém.
      Também agradeço por você ter feito login neste Blog; aguarde minha visita ao seu Blog.
      Abraços.
      Sonia Costa

      Reply
  3. Sonia, minha querida!
    Poxa, ainda bem que palavras cruzadas é um ótimo exercício, pois adoro!!!
    Bom seria se as pessoas exercitassem mais o cérebro e aprendessem a pensar e argumentar. Muito triste conversar com pessoas sedentárias intelectualmente!
    Grande beijo,
    Jackie

    Reply
    1. Sonia Costa Author

      Olá amiga Jackie!
      Que bom contar com mais este seu comentário. Agradeço muito todo o apoio que você tem me dado tanto no diHITT, quanto aos meus Blogs. Realmente é gratificante interagirmos com pessoas que tem o cérebro exercitado. O diálogo se torna mais produtivo.
      Abraços.
      Sonia costa

      Reply
  4. Minha querida amiga Sonia, boa noite!!!
    Com certeza, o cérebro também precisa ser exercitado… tudo no organismo humano responde bem aos estímulos. Gosto de fazer palavras cruzadas e jogar paciência, adoro ler, são meus exercícios favoritos.
    Parabéns pela excelente postagem, adorei!!!
    Grande abraço e muita paz!!!

    Reply
    1. Sonia Costa Author

      Olá Luis,
      Agradeço mais este seu comentário e também pelo apoio constante às minhas postagens.
      Concordo com suas palavras quando diz que o cérebro precisa ser exercitado, assim como todo o organismo.
      A leitura, além de beneficiar nosso corpo e cérebro, também nos proporciona prazer; através dela viajamos em nossa imaginação e isso estimula também nossa criatividade.
      Abraços.
      Sonia Costa

      Reply
    1. Sonia Costa Author

      É verdade Diego,
      quando colocamos nosso cérebro para malhar, proporcionamos saúde para o corpo todo, inclusive para o coração, que fica mais suscetível para ligações afetivas!!!
      Obrigada por comentar.
      Abraços.
      Sonia costa

      Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *