Livros

O Código da Inteligencia

ocodigo

Tive a oportunidade de ler diversos livros de Augusto Cury. Todos me proporcionaram melhor compreensão do comportamento humano dentro da sociedade, como também do comportamento emocional e psicológico de Jesus Cristo, agindo como homem e como Deus conosco.

Em  “O Código da Inteligencia” Augusto Cury  compartilha com o leitor um conhecimento profundo da mente e inteligencia do ser humano. Muitas pessoas estão perdendo informações preciosas por não se interessarem pela leitura dos textos desse escritor abençoado, porque pensam que seus livros são meras literaturas de auto-ajuda.

Isto não é verdade e preciso discordar de todos os que se deixaram influenciar por essa opinião, pois os livros de Augusto Cury, são fundamentados em psicologia aplicada do comportamento humano. Seus livros podem ser considerados como uma ótima oportunidade para quem precisa fazer terapia psicológica e não tem condições financeiras para tal, ou mesmo não quer se expor publicamente.

Considero o “O Código da Inteligencia” como se fosse um psicólogo conversando com o leitor e levando-o a compreender suas dificuldades e distúrbios emocionais em seus relacionamentos sociais. É como se o leitor estivesse num divã ouvindo verdades que lhe são necessárias e que poderá acessá-las tantas vezes, quantas forem necessárias para que as assimile satisfatoriamente, de forma a melhorar, mudar, ou mesmo se transformar em alguém que consiga se ajustar adequadamente à sociedade.

O escritor nos leva a questionar todos os pensamentos filosóficos através do que ele chama de “arte da dúvida”“arte da crítica”. “Duvidar significa pensar, duvidar freia o excesso de subjetivismo, filtra as falsas crenças. A dúvida é o principio da sabedoria na filosofia e a crítica é o principio da sabedoria na psicologia”.

“Através da arte da dúvida e da crítica todos os paradigmas irracionais, dogmas existenciais e pensamentos destruidores que compramos por preço de verdade, passariam por um choque de gestão, seriam filtrados pelo EU. Quem não critica o que crê não lapidará suas crenças, quem não lapida suas crenças será servo das suas verdades. E se suas verdades forem doentias, certamente será uma pessoa doente.”

A ausência da dúvida e da crítica proporciona armadilhas para a mente humana, aprisionando-nos dentro de nós mesmos e que acabam se tornando como bloqueios emocionais e comportamentais em nossa mente; imperceptivelmente vamos nos afastando das pessoas por desenvolvermos dificuldades em nossos relacionamentos. Cury apresenta com muita propriedade e compreensão, com respeito aos diferentes comportamentos humanos os quais podem ser divididos em quatro grupos: o conformismo, o coitadismo, o medo de reconhecer os êrros e o medo de correr riscos.

Na terceira parte do livro ele detalha melhor com respeito aos códigos da inteligencia propriamente ditos, e como eles devem ser trabalhados e decifrados para que possamos ser verdadeiramente livres e vivermos a vida que nos foi planejada por Deus, nosso Criador.

Transcrevo aqui uma especie de dedicatoria apresentada no inicio do livro:

“Decifrar os códigos da inteligencia nos faz entender

Que não somos deuses, mas seres humanos imperfeitos.

Decifrar os códigos do Eu como gestor do intelecto,

Da Resiliencia, do Carisma, do altruísmo,

Da Autocrítica, do Debate de Idéias, da Intuição criativa,

Não é um dever, mas um direito de cada ser humano

Que busca ter uma mente brilhante e procura

A excelencia emocional, social e profissional.

é um privilegio daqueles que compreendem que

Quando a sociedade nos abandona, a solidão é suportável.

Quando nós mesmos nos abandonamos, ela é intolerável.”

 

Recomendo a leitura deste livro pois com certeza irá contribuir para “filtrar os estímulos estressantes, gerir os pensamentos e proteger suas emoções”.

 

Por Sonia Valerio da Costa
Em 04/07/2011
Veja comentários de outros livros em: Índice de Outros Livros

guirlanda

 

4 Comments

  1. conheci algumas obras do Dr. Augusto e e fascinante

    Resumindo, quem lê as Obras do Dr. Augusto Cury! só tem a crescer e desenvolver como ser Humano. Obrigado Deus por esse teu filho Abençoado. recomendado a todos!!!

    Reply
  2. Conheci o codigo da inteligência em 2012 me apaixonei, acho q ele é sem duvidas um dos melhores escritores da psiquiatria, além de ser um excelente autor. Sua obra mudou minha visão de vida e transformou meu interior com seus códigos da inteligência deixando mais um fã de seus livros extremamente satisfeito

    Reply
  3. Misney Fernandes

    Conheci hj e ja estou amaando o seu blog, sou amante da leitura, e tbm adorooo os livros do Augusto Cury; esse citado por vc, eu sempre tive curiosidade de lê-lo, agora então, vai ser mais um para minha coleção.rsrsrs
    Alguns desses livros citados eu já li, outros eu não os conhecia, mas eu estou adoorando as diquinhas.
    Parabéns e Td de Bom.
    Fica com Deus!

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *