Livros

O Mundo de Sofia

o-mundo-de-sofia

O escritor foi muito feliz na elaboração deste romance bem como na criatividade expressada de forma bastante atrativa, pois consegue prender a atenção do leitor.

Sempre gostei de filosofia e por isso, com certeza, já imaginava que iria gostar de ler este livro. Apesar disso compreendo que a filosofia, por si só, já é uma materia um tanto árida para se estudar, pois exige raciocinio e reflexão para compreender o pensamento dos filósofos desde a antiguidade; para tanto, requer do leitor, bastante dedicação e persistência. Através da leitura de “O Mundo de Sofia”, tudo se torna mais atrativo e de melhor compreensão.

O escritor discorre a historia da filosofia através de um pai que, enquanto estava na guerra escreve uma sequencia de cartas, que vão sendo arquivadas num fichário. Ao final do estudo ele as entrega como presente de aniversario para sua filha. Isto é feito de uma forma bastante criativa pelo autor, o que desperta a curiosidade do leitor em saborear a historia da filosofia e também entender os mundos fantástico e real, que se cruzam a todo tempo.

Através de alguns tópicos do Índice, podemos obter um panorama dos assuntos abordados sobre a história da filosofia, que é narrada desde “O Jardim do Éden” (… afinal de contas, algum dia alguma coisa tinha de ter surgido do nada…), passando pelos “Os Mitos” (… um equilibrio precario entre as forças do bem e do mal…), “Helenismo”, “Idade Média” (… percorrer um pedaço do caminho não é o mesmo que tomar um caminho errado…), “O Renascimento”, pelo “O Barroco”, “Iluminismo”, “O Romantismo” (…o caminho do misterio aponta para dentro…), até o “Nosso Proprio Tempo” (… o homem está condenado à liberdade…) e “A Grande Explosão” (…nós também somos poeira estelar…).

Quanto aos filósofos, são apresentados capítulos específicos parta cada um, onde o escritor faz uma explanação com respeito à linha do pensamento filosófico deles, aplicando ao nosso dia-a-dia a significação de tal filosofia. São estudados os seguintes filósofos: Demócrito, Sócrates, Platão, Aristóteles, Descartes, Spinoza, Locke, Hume, Berkeley, Bjerkely, Kant, Hegel, Kierkegaard, Marx, Darwin e Freud.

É uma leitura agradável para quem deseja conhecer os pensamentos filosóficos expressados no decorrer da história. Excelente leitura para estudantes a partir do nivel medio. Recomendo.

Por Sonia Valerio da Costa

Em 14/04/2012

 

corações3

2 Comments

  1. Sônia

    Prendeu minha atenção desde as primeiras páginas. Recomendável para todos que curtam Filosofia e Psicologia….
    Muito bom!

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *