Variedades

Você Conhece Seu Cérebro?

* Embora não se saiba os números exatos, estima-se que o cérebro tem uns 100 milhões de neurônios e 40 quatrilhões de conexões.

* Esse número é maior durante a gestação, mas ao nascer perdemos metade dos neurônios; na adolescência a quantidade diminue mais ainda, pois ocorre uma “poda neural”, processo no qual são eliminados os excessos para obtenção de mais eficiência.

* Seu cérebro é grande: com seus muitos sulcos, camadas e circunvoluções, ocuparia uma área dez vezes maior, se fosse desdobrado sobre uma superfície plana.

* Ele é um sugador de energia; embora ocupe apenas 2% do corpo, consome 20% de energia corporal enquanto você está em repouso.

* O órgão é capaz de produzir novas conexões e fabricar células neurais em algumas áreas para atender a novas necessidades, e continua a fazê-lo até envelhecermos.

* O cérebro se adapta às experiêcnias internas e externas para assumir novas funções. Nos músicos, por exemplo, a parte cerebral que controla os dedos usados para tocar o instrumento, é até 130% maior do que a seção correspondente em outras pessoas.

* Ele se poda sozinho; como um jardineiro que apara roseiras, enfraquece as conexões menos usadas e fortalece as mais úteis, o que melhora a memória.

* O estresse pode fazer “murchar” o cérebro; já a meditação e o exercício o deixam mais forte e melhoram suas habilidades.

* A superfície cerebral é completamente insensível; uma pessoa poderia tocá-la (e os cirurgiões de fato o fazem) sem que o paciente sinta nada. Somente quando as áreas internas são estimuladas é possível ter sensações táteis ou emocionais.

Fonte: Um Dia Na Vida do Cérebro. In: Mente & Cérebro, junho/2010, p. 8-9.

Quando leio esse tipo de informação, realmente creio de uma forma muito mais expressiva que fomos criados por Deus, a Suprema Sabedoria. Uma simples explosão não poderia proporcionar algo tão perfeito e tão cheio de detalhes que se conectam de forma tão sábia!

“… quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” (Bíblia Sagrada, I Co. 2:16)

8 Comments

  1. Minha querida amiga Sonia, boa noite!!!
    Bela aula sobre o nosso computador humano, adorei saber!!!
    Deus é fantástico em tudo que faz, nos presenteou com um magnífico órgão capaz de guardar uma imensa quantidade de dados sobre a nossa vida e ainda guardar todos os ensinamentos que adquirimos no decorrer da vida, ele é ilimitado.
    Parabéns pela excelente postagem, adorei saber minha amiga!!!
    Grande abraço e muita paz!!!

    Reply
    1. Sonia Costa Author

      Boa noite, Luis,
      Agradeço por mais este seu comentário, pois veio somar conteúdo a esta postagem. Nosso cérebro é verdadeiramente um presente de Deus, principalmente devido à sua enorme complexidade.
      Abraços.
      Sonia Costa

      Reply
  2. LISON COSTA

    Que Post Fantástico!
    Amiga SONIA DA COSTA:
    Mais uma linda mensagem reflexiva… Assino o seu sábio comentário, aliás, devidamente fundamentado!
    Parabéns por mais um lindo Post!
    Abraços,
    LISON.

    Reply
    1. Sonia Costa Author

      Bom dia Lison,
      Agradeço mais uma vez seu comentário, sempre recheado de palavras de incentivo e encorajamento.
      Obrigada por comentar.
      Abraços.
      Sonia Costa

      Reply
    1. Sonia Costa Author

      Olá Edgard,
      Obrigada por seu comentário. Creio que aquela imagem é apenas uma centelha para compreensão do que realmente acontece em nosso cérebro.
      Abraços.
      Sonia Costa

      Reply
  3. Concordo plenamente com você, embora ainda exista muitos mistérios no universo, impossível negar que a extraordinária perfeição de nosso corpo, não seja obra de Deus.
    Excelente post,

    Reply
    1. Sonia Costa Author

      Olá Victor,
      Agradeço seu comentário. Creio que nosso corpo é a maior prova da existência de Deus.
      Abraços.
      Sonia Costa

      Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *